• Facebook Clean
  • Instagram Clean

Avenida Pavão, 342, Moema - São Paulo 

(11) 9 99444147

Registo no Crefito -3 
9377/SP

© 2017 Clínica Raquel Castanharo. Todos os direitos reservados.

Dicas para quem quer começar a correr

 

 

 Começar a correr envolve mais do que calçar um tênis e sair por aí. Alguns cuidados e dicas são importantes para tornar a prática desse esporte mais segura e prevenir futuros problemas:

 

  • Fazer um aquecimento antes da corrida: o aquecimento pode ser qualquer atividade que aumente a frequência cardiorrespiratória e leve mais sangue aos músculos, como uma caminhada, um trote leve ou até mesmo alguns exercícios educativos. Já os alongamentos não são necessários nem antes nem depois da corrida. Você pode fazê-los em outro dia ou outro momento.
     

  • Cuidado com a intensidade do treinamento: É importante evoluir o treinamento gradativamente, tanto em relação a velocidade quanto a quilometragem. Você vai ganhar a cada dia mais fôlego e força para correr cada vez mais, mas a empolgação muitas vezes leva a aumentos bruscos nos treinamentos, o que é um dos fatores que aumentam muito as chances de lesão.Correr somente aos finais de semana não é um problema, desde que se entenda que a evolução do corpo será mais lenta e limitada, o que deve ser respeitado. Fazer uma alta quilometragem ao final da semana para compensar a inatividade dos outros dias não funciona e é perigoso.
     

  • Tenha um dia de descanso: a corrida é um esporte apaixonante, e não raro o corredor sente vontade (as vezes até necessidades) de correr todos os dias. Isso não é bom. Tenha pelo menos um dia de descanso na semana, onde você não realize nenhuma atividade física.
     

  • Mantenha a musculatura preparada: a força muscular normal irá contribuir para a prevenção de lesões. Os músculos mais importantes para a corrida podem ser trabalhados até em casa, sem a necessidade de grandes equipamentos http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/10/agachamento-prancha-clamshell-exercicios-coringas-para-corredores.html
     

  • Preocupe-se mais com a sua maneira de correr do que com o tênis: Uma boa biomecânica diminui a sobrecarga no corpo e melhora o desempenho na corrida. Tente correr fazendo o menor barulho possível (sem correr na ponta dos pés) e aterrissando o seu pé próximo ao tronco. Essas duas medidas são simples de serem realizadas e vão fazer você correr com menor impacto, protegendo suas articulações. Quanto ao tênis, a escolha deve se basear apenas no conforto. As pesquisas científicas recentes mostram que o tênis não previne lesões e que você não precisa de um modelo específico para o seu tipo de pisada.


    Texto publicado originalmente em minha coluna no Eu Atleta: www.euatleta.com

    #dica #exercícios

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Tratamento de corredores
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon