• Facebook Clean
  • Instagram Clean

Rua Bento de Andrade, 103, Jardim Paulista - São Paulo 

(11) 97675-5057

Registo no Crefito -3 
9377/SP

© 2017 Clínica Raquel Castanharo. Todos os direitos reservados.

Mudamos a forma de pisar ao longo da corrida?

 

Um dos assuntos frequentemente discutidos quando o tema é corrida e que gera muitas dúvidas e controvérsias é se o corredor mantém o mesmo padrão de aterrissagem durante todo percurso ou se varia sua forma de pisar ao longo do tempo.

 

Na tentativa de responder essa questão, uma pesquisa publicada no ano passado conseguiu -- com um equipamento simples, mas de forma inovadora--, avaliar todas as pisadas de um corredor ao longo de uma corrida de montanha.

 

Kilian Jornet, um dos ultramaratonistas mais famosos da atualidade foi avaliado durante a Kilian's Classik in Font-Romeau, uma corrida de montanha de 45km.  Ele ganhou a prova com um tempo de 4:23:18 e suas passadas foram capturadas por 2 horas.

 

Resultado: ele apresentou os 3 tipos de aterrissagem conhecidos (médio pé, antepé e calcanhar) ao longo da prova. As alterações ocorreram devido as inclinações do terreno, o que é o mais simples de se imaginar, porém os autores da pesquisa também especulam interferência

de fatores como fadiga muscular e performance.

 

Não foi possível classificar Kilian Jornet como tendo uma “pisada com médio pé” ou uma “pisada com o calcanhar” e isso pode ser visto como algo bastante positivo. A capacidade do corpo de se adaptar e mudar seu padrão de movimento pode ajudar na performance, na economia de energia e até na proteção das articulações.

 

Embora essas sejam ideias ainda somente especulativas, a avaliação dos corredores fora de laboratórios de forma mais contínua e natural abrirá portas para várias descobertas.

 

Referência: Foot strike pattern and impact continuous measurements during a trail running race: proof of concept in a world-class athlete.

 

Matéria publicada originalmente em http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/04/estudo-diz-que-mudamos-nossa-forma-de-pisar-ao-longo-da-corrida.html

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Tratamento de corredores
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon