• Facebook Clean
  • Instagram Clean

Rua Bento de Andrade, 103, Jardim Paulista - São Paulo 

(11) 97675-5057

Registo no Crefito -3 
9377/SP

© 2017 Clínica Raquel Castanharo. Todos os direitos reservados.

Biofeedback: ajuste e melhore a biomecânica da corrida em tempo real

 

 

O biofeedback é uma ferramenta em que o corredor recebe informações sobre sua corrida em tempo real e assim é capaz de ajustar e melhorar seu movimento. O exemplo mais simples é correr em frente a um espelho: você é capaz de observar que seu tronco está desalinhado e corrigi-lo, ajustando através da sua imagem, em tempo real, se a correção foi excessiva ou adequada.

Essa técnica vai de espelhos a palmilhas modernas conectadas a sensores de força e emissores de som. O biofeedback começou a ser usado no tratamento de corredores e já mostra ótimos resultados, cientificamente comprovados.

O uso de uma palmilha que emite um som alto quando o impacto do pé com o solo for muito grande auxilia o corredor a ajustar sua passada e correr mais suavemente, o que é essencial no tratamento da canelite e da fascite plantar, por exemplo.

 

Câmeras e programas de análise do movimento podem mostrar ao corredor se o joelho está muito desalinhado na corrida, o que acontece em casos de síndrome da banda iliotibial e dor anterior no joelho. Olhando para uma tela com seus movimentos, o corredor é capaz de melhorar o alinhamento de seu joelho, diminuindo a sobrecarga sobre a articulação. Um simples espelho e a orientação de um profissional especializado em corrida também são ótimos recursos de biofeedback para esses casos.

 

Os treinos com recursos de biofeedback geram um aprendizado que é levado para a rua. As pesquisas científicas mostram que após 2 semanas de treino com biofeedback, em média, as pessoas são capazes de manter a correção do movimento aprendida em treinos livres, sem nenhum recurso. 

 

As características biomecânicas da corrida devem ser levadas em conta para o bom tratamento das lesões em corredores, e os recursos de biofeedback vieram para melhor ainda mais o cuidado com quem corre. 

 

Matéria públicada originalmente em http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/12/biofeedback-o-futuro-do-tratamento-para-o-atleta-aprimorar-movimentos.html

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Tratamento de corredores
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon