• Facebook Clean
  • Instagram Clean

Avenida Pavão, 342, Moema - São Paulo 

(11) 9 76755057

Registo no Crefito -3 
9377/SP

© 2017 Clínica Raquel Castanharo. Todos os direitos reservados.

O alongamento é tão importante como dizem?

 

Ouço com frequência no consultório: tenho essa dor porque sou muito “encurtado”, tenho pouca flexibilidade muscular. E também com frequência a avaliação do corredor revela que a causa de seu problema pouco tinha a ver com seu grau de encurtamento.

 

A flexibilidade é importante sim, mas está supervalorizada. A década de 70 trouxe o início da popularização da corrida e com ele o alongamento como uma ferramenta quase mágica, que trata, cura e previne todos os problemas. Não é bem assim. Ser muito flexível não é sinônimo de proteção e ter algum leve encurtamento muscular também pode não ser algo tão relevante. O importante é manter um nível de flexibilidade que permita a movimentação normal das articulações.

 

Uma pesquisa recém publicada no Journal of Biomechanics mostrou que os corredores tem naturalmente a musculatura mais rígida do que pessoas sedentárias e isso não é um problema. Pensando que os músculos devem funcionar como molas na corrida, é mais eficiente correr com molas mais rígidas do que molas mais complacentes.

 

É claro que, por exemplo, se sua panturrilha é rígida a ponto de comprometer seu padrão de movimento na corrida, o alongamento para aumentar o comprimento desses músculos será muito bem-vindo. É uma questão de boa indicação. Em alguns casos o alongamento e o aumento da flexibilidade são muito importantes, mas não em todos.

 

E nem sempre o alongamento e a flexibilidade são inofensivos. Algumas pesquisas vêm questionando se o alongamento antes da corrida pode diminuir a performance do atleta e um levantamento epidemiológico mostrou que pessoas com a coluna mais flexível podem ter maior probabilidade de desenvolverem problemas como a lombalgia.

 

Você não precisa conseguir encostar a testa no joelho para ser um bom corredor. Continue com sua prática de alongamento normal, para se manter saudável, mas não se esqueça de também fazer exercícios de força, estabilização articular e equilíbrio.

 

Texto originalmente publicado na minha coluna no EU ATLETA (Globo Esporte)

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/07/corredores-tem-musculatura-menos-flexivel-do-que-sedentarios-diz-estudo.html

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Tratamento de corredores
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon