• Facebook Clean
  • Instagram Clean

Rua Bento de Andrade, 103, Jardim Paulista - São Paulo 

(11) 97675-5057

Registo no Crefito -3 
9377/SP

© 2017 Clínica Raquel Castanharo. Todos os direitos reservados.

Esteira x Rua. Quais as diferenças?

 

Que existem diferenças nem preciso comentar. É só correr e sentir. Elas começam em coisas mais perceptíveis como a interação com o ambiente, as irregularidades do terreno e ter que dividir a atenção com o trânsito ou com outras pessoas. Mas existem também diferenças na mecânica da corrida e em seu gasto energético.
 

Algumas diferenças entre a esteira e a corrida já foram medidas e explicadas. Outras ainda são cercadas de dúvidas (como sempre). Vou falar de algumas que, em minha opinião, são as mais importantes:

 

As forças são menores na esteira: a força que o corpo tem que fazer para se impulsionar é menor na esteira, assim como a força de frenagem na aterrissagem.  Isso, segundo alguns pesquisadores de corrida, diminui o gasto de energia durante o movimento.
​A resistência do ar sobre o movimento também é menor na esteira, porém essa diferença só é relevante, em termos de economia de energia, em velocidades altas.

​Os mecanismos de mola presentes na esteira também podem dar uma ajudinha na impulsão e facilitar a corrida.
 

A passada é diferente: na esteira a passada tende a ser mais curta, a cadência aumenta, é mais fácil aterrissar com o médio pé e a amplitude de movimento de extensão do quadril é maior. Se você acompanha o Corrida no Ar há certo tempo percebeu que todos esses pontos são comentados aqui como sendo benéficos para a corrida. Mas não é mágica. A esteira facilita uma passada melhor, mas não a melhora por si só.

Desta forma esteira pode ser uma boa aliada para aprimorar o padrão de movimento na corrida (treinos curtos já ajudam) e uma alternativa nos períodos de recuperação de lesão.

Correr na esteira é mais chato do que correr na rua: Ponto.

 

Marque a sua avaliação biomecânica: (11) 3379-8406

Post publicado originalmente no Corrida no Ar.

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Tratamento de corredores
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon