• Facebook Clean
  • Instagram Clean

Avenida Pavão, 342, Moema - São Paulo 

(11) 9 76755057

Registo no Crefito -3 
9377/SP

© 2017 Clínica Raquel Castanharo. Todos os direitos reservados.

Por que algumas lesões não melhoram

 

 ​Algumas lesões da corrida demoram a melhorar, atrapalham o corredor por um período maior do que ele imaginava e o faz questionar o porquê de tudo isso. 
 

Cada caso é específico e diferente, mas vou expor algumas razões que podem estar interferindo na melhora da lesão:

- A sobrecarga no local afetado ainda está elevada: A maioria das lesões na corrida acontece por sobrecarga. O corpo é submetido a um esforço maior do que ele suporta, ou ele não tem o tempo necessário de recuperação entre um esforço e outro. A sobrecarga excessiva na corrida pode acontecer por excesso de treinamento, aumento abrupto nos treinos e mecânica de corrida inadequada para determinada articulação. 
 

- Quando um corredor melhora de uma lesão após um período de repouso, mas sente dor novamente quando volta aos treinos, provavelmente a sobrecarga que o machucou primeiramente está acontecendo de novo. É preciso revisar o tempo de descanso da rotina de treinamento, a intensidade dos treinos e cuidar da mecânica da corrida

Só fortalecimento e alongamento às vezes não bastam: manter a musculatura forte e os músculos com flexibilidade normal são pontos importantes, mas em muitos casos o corredor já tem esse bom condicionamento e mesmo assim permanece machucado. O que acontece é que, mesmo com os músculos fortes, o corredor pode apresentar instabilidades articulares durante a corrida. Exercícios específicos para isso devem ser introduzidos no tratamento.

- Locais complicados: alguns locais, devido a suas características teciduais e de irrigação sanguínea, demoram mesmo a melhorar, mesmo com um tratamento correto. O melhor exemplo é a fascite plantar. É preciso paciência e cuidado constante para que a inflamação da fáscia plantar ceda. 
 

Tratamento somente com analgesia: tratamento de fisioterapia que envolva somente analgesia (TENS, aquele aparelho que gera uma sensação de choque) vai trazer uma melhora apenas momentânea. O tratamento da sobrecarga é fundamental para o corredor.

 

Post publicado originalmente no Eu Atleta.

 

Foto original: Bonnie Ann Cain-Wood Creative Commons

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Tratamento de corredores
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon